Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo (CPEPA)
O Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo (CPEPA) está situado no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto. Localidade esta, inserida em um contexto peculiar de vulnerabilidade social, por conta dos rebatimentos da questão social vivenciados por essa comunidade.
O CPEPA oferta Educação Infantil, atendendo crianças de 3 a 5 anos acolhidas na unidade em dois turnos, manhã e tarde. Desenvolvendo o Apoio Pedagógico e atendendo alunos que não apresentam desempenho satisfatório, elaborando estratégia conjunta entre a Coordenação Pedagógica e professores.
O processo de avaliação no ensino-aprendizagem é feito de forma processual e contínua, em consonância com o que é praticado no CAOP da Educação infantil ao 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se de instrumentos diversificados para alcançar o propósito do trabalho executado.
No 2º semestre de 1991, fez-se então uma parceria com a comunidade católica da cidade de Oberhausen, Alemanha: Paróquia Christ Konig que equipou o Centro Pastoral com a maior parte dos bens que era necessário para seu funcionamento. Em 1992 ela se responsabilizou de assumir o pagamento dos funcionários essencialmente necessários.
A partir de 1996 a entidade Movimento Missionário Jesus no Próximo de Malta, passou a auxiliar as irmãs, assumindo as despesas com as crianças (alimentação, saúde e problemas gerais dos familiares das crianças atendidas).
Em dezembro de 2002, as irmãs foram transferidas para São Paulo por necessidade da Congregação. Com isso, o Centro permaneceu, por 6 meses, inativo. Em julho de 2003 o Colégio Arquidiocesano Unidade Cônego Paulo (CAUCPD) iniciou uma parceria com a Paróquia Sagrada Coração de Jesus, da localidade, para reiniciar as atividades. Esta parceria foi concretizada nas pessoas de Cônego Paulo Dilascio, Diretor do Colégio Arquidiocesano UCPD (CAUCPD) e Padre José Julião da Silva, pároco da referida paróquia.
Ao assumir a Paróquia, o Padre Luiz Cláudio, não conseguiu manter financeiramente as atividades do Centro Pastoral, porque a comunidade da Alemanha se viu com dificuldades em continuar doando os valores para custeio dos funcionários, tendo como complicador que, para trabalhar com as crianças em fase escolar, a Superintendência Regional de Ensino solicitou que o Centro Pastoral tivesse autorização de funcionamento e que os monitores fossem habilitados para conduzir as atividades educativas da escola.
A partir de 2010, o Diretor do CAUCPD, Padre Tarcísio Sebastião Moreira, assumiu a responsabilidade de ajudar financeiramente a Instituição, vendo o grande prejuízo que a comunidade de Antônio Pereira Teria com o seu fechamento. Com o fechamento do CAUCPD, a Samarco Mineração S/A, sabendo da relevância dos trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade, em 2017, passou a ajudar com a doação de uma quantia que mantém o projeto até hoje. Esse valor está em decréscimo devido às dificuldades enfrentadas pela empresa. No entanto, a Samarco analisando e avaliando, financeiramente todos os gastos, não reduziu conforme o acordado, mas sempre preocupou em garantir que mantivéssemos o mínimo possível de nossas ações.
Apesar de toda dificuldade que o país e o mundo enfrentam e devido ao grande número de pessoas que chegam em Antônio Pereira para as frentes de trabalho, o número de crianças atendidas aumentou de 54 para 92 crianças. Foi necessário abrir mais duas turmas para tentar atender a todos(as), mesmo assim, há uma lista de espera que daria para completar mais uma turma de 20 crianças. Os recursos financeiros não estão sendo suficientes para mantermos alimentação, pagamento de pessoal e as despesas básicas.
Contamos com algumas doações de instituições que sabem o valor que o Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo agrega para o distrito de Antônio Pereira.
Em 2022, todas as atividades foram retomadas, a Educação Infantil com 5 turmas, as oficinas em parceria com o Projeto de Mãos dadas com o Pereira, projeto este que teve colaboração direta de pessoas solidárias que ajudou e ajuda nas propostas do Programa que tem total apoio de quatro grandes universidades: Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Viçosa.
É possível observar os elementos da política citada acima e a efetividade das atividades desenvolvidas - regulamentadas no Estatuto da Fundação Marianense de Educação e dos Documentos Internos do Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo .
- Atuar na promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, resgatando sua dignidade e cidadania, através de uma ação social e comunitária, junto às famílias e à comunidade, criando e mantendo a Creche a Educação Infantil (1º e 2º Períodos), Oficinas Socioeducativas, Cursos Livres e Profissionalizantes, para atender crianças e adolescentes, nas comunidades da Arquidiocese;
- Desenvolver e amparar projetos culturais nas áreas de artesanato, música, artes cênicas, restauração e das diversas expressões culturais de oficinas profissionalizantes e de geração de renda, cursos de capacitação e incentivo ao associativismo e cooperativismo;
- Na linha de promoção dos adolescentes e jovens, criar e manter atividades de Formação no contraturno escolar com atividades socioeducativas;
- Desenvolver e amparar projetos de educação ambiental, podendo para tanto, estabelecer oficinas de reciclagem com vistas à inclusão e promoção social;
- Atender as demandas das famílias, orientando e encaminhando para os centros de atendimento especializado e amparando-as com cestas básicas, roupas, remédios e o que precisarem para terem uma vida menos sofrida;
- Colaborar com os poderes públicos, sempre que solicitado, no exame, estudo e solução de questões educacionais e sociais, através de medidas socioeducativas e trabalho para cumprir pequenas penas.