Mantidas

Comunidade da Figueira

A Comunidade da Figueira foi fundada pelo arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes, no ano de 1990, que acolheu as necessidades expressivas das famílias de pessoas com deficiências física e mental, no que tange aos cuidados e atendimentos essenciais.


Esse projeto social tem como missão atender integralmente pessoas com deficiências, de faixa etária diversificada. As atividades ofertadas passam pelo viés da educação, cultura e lazer, permitindo aos usuários o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como a inclusão social.


A partir disso, é indispensável afirmar que a Comunidade da Figueira é configurada como entidade de Assistência Social que realiza ações assistenciais de forma gratuita, continuada e planejada, para os usuários e para quem deles necessitar, sem discriminação, de acordo com a Lei 12.101/2009.


Ao considerar a leitura da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, é possível identificar o Serviço desenvolvido pela Comunidade da Figueira, na esfera do Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade: Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias.


Os recursos para a manutenção da Unidade provêm do convênio firmado entre a Comunidade da Figueira e Prefeitura Municipal de Mariana conforme previsto na Lei Nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e suas posteriores alterações; das doações em espécie de pessoas físicas e jurídicas; doações de gêneros alimentícios, higiene e outros, de pessoas físicas e jurídicas e, parcerias com Empresas particulares por meio de desenvolvimentos esporádicos de projetos.