Comunidade Terapêutica Bom Pastor (CTBP)
A Comunidade Bom Pastor foi construída por iniciativa do Arcebispo de Mariana na época, Dom Luciano Mendes de Almeida, que atendeu a necessidade do município de Ouro Branco em atender casos de abuso e dependência de álcool e outras drogas. A Unidade está localizada no município de Conselheiro Lafaiete, em área rural, na divisa com a cidade de Ouro Branco, cidade esta que aloca o escritório de triagem.
A Comunidade recebe pessoas do sexo masculino, utilizando a abordagem de abrigamento temporário por seis meses, com a proposta de abstinência. Possui histórico positivo quanto à recuperação e reinserção social dos usuários, cuja efetividade se traduz na inclusão da família no processo terapêutico.
O Projeto Terapêutico considera a singularidade do indivíduo e o contexto social em que vive, tendo como premissa a permanência voluntária no espaço de recuperação juntamente com a proposta de abstinência.
A metodologia adotada pela Unidade é adversa dos modelos tradicionais clínicos. A proposta interventiva é baseada no atendimento psicossocial sendo estruturada na promoção da potencialidade do recuperando que, encontra no ambiente de tratamento, elementos necessários para superar a dependência química, apoiados e orientados por profissionais especializados.
São desenvolvidas atividades grupais e individuais, atendimento e orientação às famílias, bem como programa de pós-alta com enfoque na prevenção de recaída e na reinserção social. A família possui uma função essencial para o tratamento terapêutico, através do acompanhamento processual que prevê o atendimento para orientações quanto a habilidade de resolver problemas, fortalecendo sua função protetiva.
O trabalho é desenvolvido pela equipe técnica, formada por psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional. As ações ocorrem pela sondagem por contato telefônico, atendimento de orientação familiar, encontro familiar evolvendo familiares, residentes e equipe; atendimento individual no dia de visita.